Brain Challenge

Brain Challenge é um jogo para exercitar seu cérebro. Trata-se de um jogo muito divertido para os fãs de puzzle e jogos mentais. Ao todo são 43 mini-jogos com 3 níveis de dificuldade (fácil, médio e difícil). Você encontrará mini-jogos de lógica, matemática, memória, percepção visual e concentração.

Para guia-lo pelos seus jogos diários, você pode escolher entre 2 tutores: o prof. Stevens ou a dra. Hurley. É muito interessante a forma como seu tutor lhe trata, incentivando sempre, reconhecendo bons desempenhos e criticando péssimos resultados. Ao longo do tempo, antes de iniciar alguns testes diários, seu tutor pode lhe fazer alguma pergunta, em geral sobre curiosidades acerca da memória ou do cérebro, e você responde o que achar correto. Após todos os testes, o tutor trás a resposta da curiosidade.

O tutor ainda interage de acordo com a hora do dia, sendo que se você tentar jogar de madrugada, pode receber um puxão de orelha avisando que dormir é sempre bom para repor as energias e preparar seu cérebro para uma próxima empreitada, além de receber uma pergunta/curiosidade se você deixa seu iPhone perto da sua cabeça ao dormir, o que pode causar problemas, etc.


Você deve todo dia (pelo menos é o que o jogo lhe recomenda) fazer sua bateria de testes diários. Como pode ver na imagem acima, o botão indica ainda qual a porcentagem da sua capacidade cerebral você está usando (pelo menos de acordo com o jogo). Nada científico, ao menos isso é um excelente incentivo para que você acompanhe seu desempenho. Além do teste diário, você pode ir para a sala de treino e jogar os mini-jogos em todas categorias até cansar (e treinar, claro).

Uma coisa muito interessante é que o jogo não libera todos os recursos de uma vez. É necessário ir melhorando seu desempenho para que novos mini-jogos sejam disponibilizados. Além dos treinamentos básicos, o jogo ainda conta com uma opção de treinamento de stress. Você pode treinar todos os mini-jogos (bem como fazer seu teste diário) com interferências na tela. Estas interferências vão desde tela piscando, nuvens atrapalhando seu visual e cantos pegando foto até um professor bem bravo cobrando a resposta certa em pouco tempo, sendo que caso você não consiga, vai receber um puxão de orelha feio (o problema desaparece da tela por um tempo e uma animação do seu professor gritando com você aparece, tudo com intervalos cada vez menores). Tudo para lhe treinar a pensar rápido mesmo em situações adversas. No começo, o jogo pode parecer fácil, mas com o tempo os testes vão ficando cada vez mais difíceis. Quando você abre o jogo pela primeira vez, após configurar seu perfil (com seu nome, data de aniversário – estranhamente o jogo não pergunta seu ano de nascimento – e escolher seu tutor), um primeiro teste é feito em todas as categorias para analisar sua capacidade e, definir inicialmente a dificuldade que o jogo irá começar.

O jogo conta ainda com alguns mini-jogos bonus, dentre eles, um exercício de criatividade, em que você deve mover seu iPhone / iPod Touch e deixar que a gravidade faça seu trabalho, movendo assim blocos em um labirinto.

Todas as atividades são armazenadas e analisadas pelo programa. Você pode acompanhar estatísticas detalhadas de desempenho e focar-se assim nas áreas que possui mais dificuldade. O jogo vai ajustando automaticamente a dificuldade no seu teste diário, e, diferente de outros jogos concorrentes no mesmo estilo, o Brain Challenge possui uma curva de aprendizado muito mais suave, sendo que você pouco sente no aumento da dificuldade nos testes. Já no modo de treino, você pode escolher o nível de dificuldade que deseja manualmente.

Este é o típico jogo que vai te deixar feliz em se sentir estúpido, e lhe desafiará a progredir a cada dia. Sem dúvida um excelente jogo, acabamento digno de nota máxima, sons muito bem trabalhados, gráficos lindos e além de tudo: muito desafiador. Com certeza um jogo que você não apagará tão cedo do seu iPhone / iPod Touch (possivelmente nunca apagará). Diferente de jogos que oferecem algumas horas de lazer, este irá lhe acompanhar por muito tempo (exceto se você for um gênio, é claro)!

Seu único inconveniente é o preço, bastante salgado. Nada menos que $9,99, como os melhores e maiores jogos disponíveis na App Store. Realmente o preço nos faz pensar 5x antes de adquirir um programa como este, mas acredite, vale cada centavo pelo que ele proporciona. Outro detalhe muito importante é que um conhecimento razoável de inglês é recomendado (ou espanhol, francês, alemão, japonês ou italiano). As explicações são todas em inglês e, em muitos mini-jogos, é bastante difícil entender o que seu tutor está lhe pedindo.

  • Gráficos: 
  • Som: 
  • Jogabilidade: 
  • Diversão: 
  • Preço: 
  • Pontuação Final: 

1 comment so far

  1. J on

    Morreu?

    Tava indo tão bem.


Deixe um comentário